Lives-debate
Live-Debate de Abertura
Arte Negra e Ancestralidade
Dia 22 de março de 2021
(segunda-feira), às 19h
Qual a importância da ancestralidade negra e feminina na arte produzida por mulheres? Quais os temas e caminhos trilhados? Como se dá a representação feminina na cultura e na arte de matriz africana? Como empretecer os espaços da arte institucionalizada, midiática ou de audiência? Nesse debate, conversaremos com Sinara Rúbia e Simone Ricco, com mediação de Danielle Anatólio.
Transmissão ao vivo pelo Facebook e no Youtube.
Corpo, Autocuidado Feminino e (In)visibilidades
Dia 29 de março de 2021
(segunda-feira), às 19h
Como rompemos com estereótipos de subalternidade impostos sobre corpos negros, gordos e fora dos padrões definidos pela branquitude e pelo patriarcado? Autoconhecimento e autocuidado feminino é um caminho necessário para a cura de nossos corpos, subjetividades e corações, desde sempre conectados. E não haverá tempo para luta e resistência coletivas se nosso emocional está adoecido.
Vamos discutir autoestima e autocuidado a partir da ancestralidade africana e matriarcal e do pensamento decolonial afrodiaspórico? Convidamos você para essa conversa com Dandara Barbosa e Caroline Amanda Borges, com mediação de Danielle Anatólio.
convidadas
Dandara Barbosa
Co-idealizadora e organizadora do Wakanda in Madureira. Mãe e escritora. Através dos seus textos sobre raça e gordofobia, vem trazendo uma outra perspectiva sobre autoestima e autorresponsabilidade de acordo com a espiritualidade africana.
Simone Ricco
Escritora, professora e Mestre em Letras pela UFF. Leciona a disciplina Literaturas Africanas em Pós-graduações. Articuladora cultural atuante em práticas afirmativas e antirracistas. Integra a Coletiva Negras[fotos]grafias e a Coletiva Audiovisual Elekô.
Sinara Rúbia
Educadora, contadora de histórias, pesquisadora em Literatura Infantojuvenil Negra e Griôs, assessora especial de políticas antirracista na SMC do Rio, escritora e mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/Rio.
Caroline Amanda Borges
Mestranda em Filosofia PPGF-UFRJ. Educadora menstrual, terapeuta sistêmica e integrativa, e consultora em Educação e Saúde Sexual. Fundadora da Yoni das Pretas, espaço virtual/presencial de acolhimento para mulheres e pessoas menstruantes.
mediadora
Danielle Anatólio
Atriz, mineira, mestra em Artes Cênicas e pesquisadora de performances negras femininas. É idealizadora do CORPAS e TACULAS - Fórum de Performances de Mulheres Negras, RJ/MG, terapeuta Reiki, numeróloga e facilitadora de círculos de mulheres, trabalhando o protagonismo da mulher e o cuidado do corpo como resistência feminina.