Live-debates

Design sem nome.png

Live-Debate de Abertura

Arte Negra e Ancestralidade

pngwing.com (25).png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram - White Circle

Dia 22 de março

(segunda-feira), às 19h

Qual a importância da ancestralidade negra e feminina na arte produzida por mulheres? Quais os temas e caminhos trilhados? Como se dá a representação feminina na cultura e na arte de matriz africana? Como empretecer os espaços da arte institucionalizada, midiática ou de audiência? Nesse debate, conversaremos com Sinara Rúbia e Rosane Borges, com mediação de Danielle Anatólio.

Transmissão ao vivo pelo Facebook e no Youtube.

1.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram - White Circle

Corpo, Autocuidado Feminino e (In)visibilidades

pngwing.com (25).png

Dia 29 de março

(segunda-feira), às 19h

Como rompemos com estereótipos de subalternidade impostos sobre corpos negros, gordos e fora dos padrões definidos pela branquitude e pelo patriarcado? Autoconhecimento e autocuidado feminino é um caminho necessário para a cura de nossos corpos, subjetividades e corações, desde sempre conectados. E não haverá tempo para luta e resistência coletivas se nosso emocional está adoecido.

Vamos discutir autoestima e autocuidado a partir da ancestralidade africana e matriarcal e do pensamento decolonial afrodiaspórico? Convidamos você para essa conversa com Dandara Barbosa e Caroline Amanda Borges, com mediação de Danielle Anatólio.

Transmissão ao vivo pelo Facebook e no Youtube.

convidadas

Dandara Barbosa - em alta.jpg
Pink Flower Illustrated
flor tropical

Dandara Barbosa

é co-idealizadora e organizadora do Wakanda in Madureira. Mãe e escritora. Através dos seus textos sobre raça e gordofobia, vem trazendo uma outra perspectiva sobre autoestima e autorresponsabilidade de acordo com a espiritualidade africana.

Long Stem Flower Ilustração
Sinara Rubia2.jpeg
flor tropical

Sinara Rúbia

Educadora, contadora de histórias, pesquisadora em Literatura Infantojuvenil Negra e Griôs, assessora especial de políticas antirracista na SMC do Rio, escritora e mestranda em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/Rio.

Simone Ricco.JPG
Flor
flor exótica
Caroline%20Amanda%20Borges%20(1)_edited.
Flor rosa
Flores da aguarela

Simone Ricco

Caroline Amanda Borges

Escritora, professora e Mestre em Letras pela UFF. Leciona a disciplina Literaturas Africanas em Pós-graduações. Articuladora cultural atuante em práticas afirmativas e antirracistas. Integra a Coletiva Negras[fotos]grafias e a Coletiva Audiovisual Elekô.

é mestranda em Filosofia PPGF-UFRJ. Educadora menstrual, terapeuta sistêmica e integrativa, e consultora em Educação e Saúde Sexual. Fundadora da Yoni das Pretas, espaço virtual/presencial de acolhimento para mulheres e pessoas menstruantes.

mediadora

Long Stem Flower Ilustração
Danielle Anatólio 2021_Credito George Ma
flor tropical

Danielle Anatólio

Atriz, mineira, mestra em Artes Cênicas e pesquisadora de performances negras femininas. É idealizadora do CORPAS e TACULAS - Fórum de Performances de Mulheres Negras, RJ/MG, terapeuta Reiki, numeróloga e facilitadora de círculos de mulheres, trabalhando o protagonismo da mulher e o cuidado do corpo como resistência feminina.